Clínica Médica Santa Cruz

Quem Somos


A Clínica Medica Santa Cruz conta com o apoio de uma equipa com curriculum internacional – vasta experiência em todas as áreas medicas.
O Corpo Clínico é constituído por uma equipa multidisciplinar, com sólida formação e experiência, que trabalha com entusiasmo, apostando nas boas práticas e na saúde global dos seus pacientes.
É uma Equipa Dinâmica, Diversificada, sempre em evolução, e aberta à integração de novos recursos humanos qualificados no seu Corpo Clínico.

A clinica Santa Cruz tem o objectivo de fazer chegar ao público, serviços de qualidade com um atendimento personalizado por profissionais em constante formação.

A clinica situa se na Rua Dr Alexandre Ramos 19 Praia da Vitoria​

​”A saúde dos meus pacientes, será a minha primeira preocupação.” 
Declaração de Genebra, 1948.​

1 – Como surgiu a ideia de avançar com uma clínica médica na Praia da Vitória?

A “Organização  Mundial de Saúde” (OMS) define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades”.

A insularidade leva-nos a recorrer muitas vezes, e a procurar respostas no exterior. O sistema nacional de saúde devido a, sobretudo, limitações orçamentais, direcciona-nos a ter uma complementaridade e um apoio da clínica privada. A Clínica Médica Santa Cruz com qualidade e rigor, tem como função auxiliar e ajudar a população geral a procurar um diagnóstico e possível tratamento mais imediato.

“A saúde passou, então, a ser mais um valor da comunidade que do indivíduo. É um direito fundamental da pessoa humana, que deve ser assegurado sem distinção  de raça, de religião, ideologia política ou condição  sócio-económica. A saúde é, portanto, um valor coletivo, um bem de todos, devendo cada um gozá-la individualmente, sem prejuízo de outrem e, solidariamente, com todos.”


2 – Que áreas disponibiliza a clínica?
  • Medicina Dentária  – implatologia avançada , ortodontia, estética, prótese
  • Medicina Geral e Familiar,
  • Medicina do Trabalho,
  • Psiquiatria,
  • Pediatria,
  • Psicologia,
  • Pedopsiquiatria,
  • Radiologia (Ecografias),
  • Ginecologia/Obstetrícia,
  • Nefrologia,
  • Osteopatia,
  • Enfermagem,
  • Fisioterapia,
  • Nutrição
  • Terapia da Fala

3-  De que forma pode esta clínica funcionar em complementaridade com o Serviço Regional de Saúde?

Sendo o sistema nacional de saúde um bem comum, as clínicas privadas, nomeadamente a Clínica Médica Santa Cruz, tem o papel de complementar e de oferecer uma resposta paralela ao sistema público, por vezes saturado e limitado nos seus recursos.


4-  Quais são as mais valias dos cuidados de saúde privados

Tempo de espera /listas de espera  e pontualidade.

A saúde privada não deverá substituir o sistema nacional de saúde , mas sim complementá-lo.

O apoio social não tem de ser uma função e obrigação dos governos, mas sim de toda a sociedade civil. A nossa clínica, sendo uma clínica privada tem como objectivo a prevenção e formação da população, estabelecendo protocolos com várias entidades públicas.

A saúde privada em Portugal tem tido um crescimento positivo ao longo dos últimos anos, de referir que no ano transacto o crescimento foi de dois dígitos.

Assim sendo, os clientes poderão optar e assegurar o melhor cuidado de saúde face às suas necessidades.


5-  Quando se fala em clínicas privadas, muitas pessoas associam o tema a preços demasiado elevados. É uma ideia falsa?

A população que usufrui do sistema nacional de saúde não tem a verdadeira noção dos gastos, porque são gratuitos, sendo estes suportados pelo orçamento de Estado e claro esta com as contribuições fiscais de todos os cidadãos.

Quando os pacientes/utentes se deparam com um valor a liquidar para os honorários da clínica certamente o valor será sempre diferente do oferido no sistema nacional de saúde.

Assim sendo, a Clínica Médica Santa Cruz dispõe de parcerias contratuais com seguradoras e protocolos regionais.

O custo humano, psicológico e monetário será sempre maior quando a prevenção e acompanhamento falharem.


6-  Qual tem sido, até agora, a  recetividade a esta nova clínica?

Um questão muito complicada de responder, mas com a humildade que me compete partilhar, penso que a confiança e satisfação têm sido crescentes, Segundo o feedback que temos vindo a ter.


7-  Acredita que os terceirenses estão dispostos a investir na sua saúde?

Quando bem informados e esclarecidos , penso que sim.


8- Como apresentaria esta nova clínica, a quem ainda não a conhece?

A clínica surge com um corpo clínico jovem, de curriculum internacional,  tendo como prioridades o esclarecimento do correcto diagnóstico clínico, oferecendo o possível e o mais indicado plano de tratamento,  auxiliados pela avançada tecnologia.

A Clínica Médica Santa Cruz tem como bandeira a pontualidade e a comunição com os seus utentes / pacientes.

Acreditamos que a prevenção é a chave, o que leva a uma melhor qualidade de vida.


Copyright © 2018 - Clínica Médica Santa Cruz